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Perguntas frequentes
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É possível patentear uma marca?

Não. As marcas registam-se e as invenções patenteiam-se. Patentear uma marca ou registar uma patente são expressões terminologicamente incorretas.

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O registo da minha marca no Brasil, impede o registo ou utilização de marca idêntica em outro país?

Não. O registo de uma marca junto do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual produz efeitos apenas em território nacional.

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Posso Proteger uma ideia?

As meras ideias não podem "per si" serem protegidas por lei, seja através de propriedade Industrial seja através de direito de autor. A ideia tem que ser corporizada e aí sim pode vir a ser alvo de proteção ao Nível da Propriedade Intelectual.

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Quando posso utilizar o símbolo junto da marca?

O Registo de uma marca concede-lhe o direito de utilizar o símbolo. A Expressão "Marca Registada" ou "MR" junto da mesma, a partir do momento da concessão e quando as taxas se encontrarem devidamente regularizadas. A utilização das expressões mencionadas quando a marca não se encontra devidamente registada constitui um efeito contra-ordenacional e é punível nos termos da lei.

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Posso registar uma marca mundial?

Não. Existem diversos tipos de proteção que permitem registos em bloco, no entanto não há nenhum sistema que permita o registo para todos os países do mundo. No entanto o acordo e Protocolo de Madrid - Marca Internacional - permitem o registo em um número considerável de países.

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Como posso reagir contra uma imitação da minha marca?

A L.P.I (Lei da Propriedade Industrial) juntamente com o Código Penal, prevê mecanismos para reagir judicialmente contra a usurpação de direitos de propriedade industrial.

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O que é a Propriedade Industrial?

Propriedade intelectual é gênero, que tem como espécies a propriedade industrial (do direito empresarial, a qual protege a técnica e cujo registro é constitutivo da proteção) e os direitos autorais (do direito civil, os quais protegem a obra em si e cujo registro é declaratório).

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O que é a Propriedade Intelectual?

A convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) define como propriedade intelectual como “a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e cientificas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comercias, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico”. Em suma o conceito de Propriedade Intelectual abarca não só a Propriedade Industrial com os Direito de Autor.

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Qual o prazo de validade do registro de uma marca ?

No Brasil o registro de uma marca vale por dez anos e pode ser renovado (a cada 10 anos) sem limite máximo de renovações. Mas o titular da marca tem que solicitar a renovação do seu registro durante o nono ano de vigência do registro, caso contrário ele pode perder a marca.

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Posso proteger um composto químico através de um modelo de utilidade?

Não. Encontram-se excluídas de proteção por modelo de utilidade as invenções que vertem sobre matéria biológica ou sobre substancias ou processos químicos ou farmacêuticos.

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Posso registar mais do que uma marca?

Sim. Não há qualquer tipo de restrição relativamente ao número de direitos de propriedade industrial que uma pessoa individual ou coletiva pode possuir.

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Posso vender uma marca?

Sim. As marcas podem ser transmitidas a título oneroso ou gratuito para terceiros, sejam eles pessoal singulares ou coletivos.

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Qual a vantagem de registar uma marca?

O registo de uma marca confere-lhe o uso exclusivo desta possibilidade de impedir a sua utilização por terceiros para produtos ou serviços idênticos ou semelhantes. O registo de marca é a única ferramenta legal passiva de dissuadir a imitação.

Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, você precisa registrar uma marca. Você precisará pagar uma taxa relativa ao pedido de registro da marca. Outras taxas podem existir durante o processo e o registro. A marca é válida por um período de 10 anos, que pode ser renovado sucessivamente.

Informe:

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